Dia do hospital: entenda por que essa data é comemorada
Saiba quando é celebrado o Dia do Hospital, como ele surgiu e veja algumas frases para compartilhar!
Imagine um mundo sem hospitais? Ele já existiu, há muitos anos atrás. Na Antiguidade, os feridos de guerra eram reunidos para serem tratados também, enquanto a população civil costumava ser tratada em casa e os médicos é que se deslocavam até os pacientes.
Na Idade Média, por volta do século IV, as ordens religiosas passaram a acolher as pessoas doentes, para facilitar o tratamento e oferecer abrigo e assistência para as pessoas enfermas e que não tinham o que comer. Os templos religiosos abrigavam os doentes e os tratavam. Eles se tornaram moldes para os hospitais que conhecemos atualmente.
A infraestrutura de um hospital como temos hoje, é uma evolução e tanto, aumentando as chances de cura e tratamentos de sucesso e salvando muitas vidas.
Bem merecido que ele tenha uma data comemorativa, não é mesmo? Mas você sabia que existem duas datas para essa comemoração?
Neste artigo, vamos explorar a origem de cada uma e a importância, além de destacar alguns avanços tecnológicos e inovações que têm revolucionado a área hospitalar. Venha conosco!
Dia Nacional do Hospital (02/07)
O Dia Nacional do Hospital é comemorado em 2 de julho no Brasil, em homenagem ao dia de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, um dos maiores do país, em 1945.
Essa data especial, instituída pelo Decreto nº 50.871/1961, tem como objetivo celebrar a criação dos hospitais no Brasil e reconhecer os inestimáveis serviços prestados por essas instituições.
Dia Mundial do Hospital (14/07)
Já o Dia Mundial do Hospital, é celebrado em 14 de julho e tem como objetivo destacar a relevância dos hospitais em todo o mundo. Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos hospitais e a importância de investimentos em saúde.
É uma oportunidade para valorizar os profissionais da saúde e promover ações que visem a melhoria contínua na qualidade do atendimento hospitalar em nível global.
Frases para o Dia do Hospital
A data é uma excelente oportunidade para homenagear médicos, enfermeiros, cirurgiões e todos os demais profissionais da saúde que salvam tantas vidas, todos os dias. Que tal umas frases para você se inspirar e usar em suas homenagens da data? Abaixo você confere!
“Hospitalidade é a qualidade do que é hospitaleiro, que presta boa acolhida e tratamento afável. Gratidão a todos profissionais que realizam esta ação dentro dos hospitais, acolhendo e tratando sem distinção todos necessitados.”
“A estrutura hospitalar pode ser importante, mas ela não seria nada sem um componente principal: profissionais dedicados e humanos.”
“Medicina é dedicar a vida a cuidar da vida dos outros, praticando o amor ao próximo em sua essência.”
“Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.” Carl Gustav Jung
“Hospital é sempre hospital: não é lugar de alegrias, também não é de tristezas, mas de esperança.” Livro Violetas Na Janela – Vera Lúcia Marinzeck
“O hospital é o lugar em que o amor e o carinho se juntam e salvam vidas.”
“É no hospital que trabalham aqueles que deixam a própria família em casa e muitas vezes se arriscam para salvar a nossa.”
“Gratidão pelos profissionais que dedicam seu tempo, estudos e sua vida a cuidar.”
“Obrigada por cuidarem do meu bem mais precioso: minha vida.”
“Bem mais que parabenizar, nós queremos agradecer você por exercer a arte de cuidar da vida com respeito, amor e dignidade.”
Avanços tecnológicos e inovações na área hospitalar
O setor hospitalar tem se beneficiado enormemente dos avanços tecnológicos, que têm possibilitado melhorias significativas na otimização do tempo, precisão de diagnósticos, otimização do atendimento, exatidão em técnicas cirúrgicas e foco na prevenção.
Abaixo, listamos algumas das principais tendências de tecnologia e inovação da área hospitalar.
Telemedicina
A telemedicina é uma solução tecnológica que permite a prestação de serviços de saúde à distância, por meio de consultas, diagnósticos e monitoramento remoto. Muito além da comodidade, ela permite o atendimento em áreas remotas e em situações de emergência, mesmo em locais em que há pouca ou nenhuma assistência.
Os profissionais da saúde já contam com equipamentos que possibilitam acessar exames e emitir laudos, sem necessidade de estar presente fisicamente. Um grande avanço para permitir o acesso à saúde de qualidade para todos.
Um exemplo de uso dessa tecnologia é o acordo entre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e o HCor. A Central de Telemedicina do HCor emite laudos à distância para o SAMU e para UPAs.
O processo é feito por meio de um pequeno aparelho, similar a um smartphone, que transmite o eletrocardiograma para a central de telemedicina. Lá, os dados são examinados por cardiologistas de plantão e o laudo é emitido em até 10 minutos. Com isso, os pacientes recebem atendimento com mais agilidade, salvando vidas.
IoT nos hospitais
A IoT na área da saúde oferece diversas aplicações, incluindo o monitoramento remoto do paciente, controle de equipamentos, dispositivos vestíveis (wearables) para acompanhamento da saúde, gerenciamento de medicamentos e melhorias na gestão hospitalar. Essas tecnologias contribuem para um cuidado mais eficiente, personalizado e seguro, além de otimizarem as operações hospitalares.
Um exemplo prático de aplicação da IoT na área da saúde é o projeto inovador realizado pela EVOLV e Opy no Hospital Delphina Aziz. Nesse projeto, sensores de infravermelho foram utilizados para monitorar o fluxo de pessoas em ambientes e banheiros, substituindo as tradicionais rondas sequenciais de limpeza. Além disso, sistemas inteligentes foram instalados para monitorar a saúde dos equipamentos, facilitando a manutenção preditiva.
Com um sistema digital unificado, os gestores têm acesso em tempo real ao fluxo de pessoas, ao desempenho das máquinas e podem controlar a temperatura e umidade nos ambientes hospitalares. Isso permite intervenções rápidas da equipe responsável, proporcionando um ambiente seguro e confortável para pacientes e profissionais de saúde.
O sistema conta com 120 sensores que detectam alterações significativas de temperatura, prevenindo problemas que possam comprometer as atividades, o desempenho dos equipamentos ou causar desconforto às pessoas. Além disso, é possível programar diferentes temperaturas de acordo com o horário ou preferência dos usuários, garantindo um ambiente adequado em diferentes momentos do dia. Essas soluções IoT otimizam a gestão hospitalar, promovendo eficiência, segurança e conforto para todos os envolvidos.
Impressoras 3D
As impressoras 3D têm se mostrado uma ferramenta promissora na área hospitalar. Elas permitem a fabricação de próteses personalizadas, modelos anatômicos para planejamento cirúrgico e até mesmo a impressão de tecidos e órgãos humanos, abrindo novas possibilidades no campo da medicina regenerativa.
No Brasil, já estão acontecendo cirurgias com ajuda de protótipos criados em impressoras 3D, como essa cirurgia bucomaxilofacial feita no Hospital Universitário (HU) da USP. Além das próteses utilizadas nos pacientes, são impressos modelos da área a ser operada, o que ajuda a realizar simulações do procedimento para ganhar tempo e previsibilidade no ato cirúrgico. Veja a matéria completa sobre o caso.
Cirurgias robóticas
As cirurgias robóticas não são uma novidade no Brasil, que já realiza a prática desde 2008 e conta com médicos especializados nesses procedimentos que são mais precisos e menos invasivos. Recentemente, o CFM (Conselho Federal de Medicina) trouxe uma nova resolução (2.311/2022) para regulamentar as cirurgias com a tecnologia robótica no Brasil.
Aqui no Brasil, o robô Da Vinci é um dos mais utilizados. Com a aparência de um “polvo”, ele tem três braços utilizados para os instrumentos cirúrgicos e um braço para visualizar o órgão dos pacientes.
O cirurgião encaixa a face em um visor e controla o aparelho por meio de controles do console. Apesar de já ser bem eficiente, ele continua passando por atualizações para ser ainda melhor.
Além disso, os avanços na robótica prometem ir além, com um robô realizando cirurgia laparoscópica sozinho no intestino de porcos, nos EUA. No entanto, isso não significa que os cirurgiões estão fora do páreo: o robô é projetado para ter autonomia supervisionada por médicos e precisa de ajuda com algumas tarefas.
Sistemas de gestão médica
Os sistemas de gestão médica são ferramentas digitais que auxiliam na administração e organização dos hospitais. Eles permitem o gerenciamento eficiente de prontuários eletrônicos, agendamento de consultas, controle de estoques e outros processos administrativos, contribuindo para a otimização dos recursos e melhoria dos serviços prestados.
Além disso, os sistemas podem otimizar processos. A DASA, por exemplo, automatizou a análise de amostras em 2017, usando um sistema que lê o código de barras dos tubos e os direciona para a máquina de análise, sem necessidade de intervenção humana.
Com isso, a segurança foi elevada, além de ser possível processar muito mais análises, agilizando os resultados.
Equipamentos mais tecnológicos
Os avanços tecnológicos na área hospitalar têm impulsionado a evolução dos equipamentos utilizados no diagnóstico e tratamento de pacientes. Na Willtek, reconhecemos a importância de tecnologias avançadas e oferecemos uma ampla variedade de equipamentos hospitalares de última geração, projetados para melhorar a eficiência e qualidade dos procedimentos médicos. Alguns exemplos dos equipamentos que fornecemos incluem:
- Mesas cirúrgicas elétricas – nós disponibilizamos as mesas cirúrgicas da Inpromed do Brasil, uma empresa que fabrica equipamentos cirúrgicos de qualidade para diferentes países. Voltadas para uso geral, essas mesas são ótimas opções para quem busca por flexibilidade para a realização de procedimentos. Consulte os modelos disponíveis com a nossa equipe!
- Mesas cirúrgicas especializadas – são projetadas para atender às necessidades específicas de diferentes procedimentos cirúrgicos. Elas oferecem ajustes precisos de altura, posição e inclinação, permitindo que os cirurgiões trabalhem em condições ideais para garantir a precisão e o conforto tanto para o paciente quanto para a equipe médica. Na Willtek oferecemos modelos, como a mesa para cirurgia ortopédica Hana®, que implementamos no Hospital Albert Einstein.
- Sistemas de elevação e transferência de pacientes – são projetados para facilitar o transporte seguro e confortável de pacientes com mobilidade reduzida. Eles ajudam a reduzir o risco de lesões para os pacientes e para a equipe médica durante o processo de transferência, além de poderem ser aplicados em atividades de reabilitação. Nós fornecemos todos os componentes necessários para os sistemas de elevação de chão e de teto.
Na Willtek, estamos comprometidos em fornecer equipamentos hospitalares de qualidade que contribuam para o avanço da prática médica. Nós selecionamos apenas fornecedores de tecnologia de ponta, focados em melhorar o atendimento ao paciente, a segurança e o conforto durante os procedimentos hospitalares. Que tal aproveitar o Dia do Hospital para adquirir equipamentos conosco? Entre em contato!