Oxímetro de pulso: para que serve e quando comprar?

06, 2022 | Tempo de leitura: 4 minutes | escrito por Willtek

Basicamente, o oxímetro de pulso é um equipamento que mede a quantidade de oxigênio no sangue, que é chamado de nível de saturação do oxigênio (Sat. O2) – porção de hemoglobina capaz de combinar-se com o oxigênio, além da detecção da frequência do pulso que, por vezes, pode ter uma pequena variação com a cardíaca.

Por ser um procedimento não invasivo e obter leituras instantâneas, torna-se bem mais conveniente que o processo de gasometria arterial que, além de ser invasivo, tem um tempo de  resposta bem maior. No entanto, por possuir uma precisão maior, a gasometria ainda é utilizada em situações específicas, como quando se deseja obter outros parâmetros que só  podem ser analisados por amostra sanguínea. Quer saber mais sobre ele? Continue a leitura!

Para que serve o oxímetro de pulso?

Existem diversas situações em que é necessário medir a oxigenação do sangue. Abaixo você confere algumas delas:

  • Nascimento – logo ao nascer, a criança passa pelo teste do coraçãozinho. São realizadas leituras nos dedos de uma das mãos e de um dos dedos dos pés. Caso a diferença entre estes valores seja maior que 5 pontos percentuais, é um indicativo de possibilidade de uma cardiopatia congênita.
  • Detecção de patologias – o oxímetro de pulso também pode ser uasado para detectar anemia e outras patologias que podem causar deficiências nos sistemas respiratório, cardiovascular ou neurológico.

Observação:

O novo coronavírus fez com que o oxímetro de pulso passasse a ser muito procurado, pois essa doença respiratória pode causar a baixa saturação antes de a falta de ar surgir, uma condição conhecida como hipóxia feliz.

Qual o valor normal da oximetria de pulso?

A maior parte das pessoas precisa de um nível de saturação de 89% para que as células estejam saudáveis. Caso o valor seja reduzido por um curto período de tempo, não há problema, porém, longos períodos podem causar danos à saúde. Por isso, em alguns casos, o médico pode solicitar o uso do oxigênio suplementar ou mesmo a internação, de acordo com o caso.

Como o oxímetro de pulso funciona?

O oxímetro de pulso possui um sensor que deve ser conectado ao paciente, geralmente nos dedos das mãos. Porém, existem sensores específicos que podem ser conectados à orelha, à testa e até à língua, conforme as condições dos pacientes.

Ele utiliza sensores emissores e detectores de luz nos comprimentos de onda vermelha e infravermelha. As hemoglobinas retêm o O2 inspirado e transportam para todo sistema cardiovascular.  

Os índices de refração e absorção destas diferentes radiações (vermelha e infravermelha), ao atravessarem a unha, o osso do de dedo e a pele, nos permitem realizar um cálculo diferencial complexo e estabelecer a quantidade de hemoglobina livre (responsável pelo transporte de oxigênio). Existem sensores específicos para pacientes adultos, pediátricos e neonatais. 

O que observar ao usar o oxímetro?

A maioria dos equipamentos possuem  alarmes, tanto para frequência de pulso quanto para a saturação de oxigênio, também costumam contar com uma configuração de fábrica para pacientes adultos, pediátricos e neonatais.

Saturações abaixo de 90% devem ser verificadas imediatamente, assim como taquicardias (frequências acima de 120 fp), bradicardias (frequências abaixo de 60 ), ou arritmias (variações expressivas de batimentos sem esforço realizado ou causa aparente ).

Para se obter uma boa leitura, é essencial não permitir a entrada de luz ou radiação que influencie no sistema óptico de emissores de luz (leds) e leitores ópticos.

A utilização de esmalte ou base nas unhas é extremamente prejudicial ao processo. Além disso, caso o paciente esteja em movimento ou tenha espasmos, os valores também podem ser alterados.

No caso de fumantes, o oxímetro pode mostrar uma saturação mais alta do que a real, uma vez que o monóxido de carbono ocupa lugar do oxigênio no sangue e o aparelho não consegue identificar o que é monóxido de carbono e o que é oxigênio.

Vale ressaltar, que oxímetros portáteis costumam ter uma boa precisão e podem variar uma média de 1% acima ou abaixo, quando comparado ao método tradicional, que é a punção arterial.

Dicas para uma medição mais eficiente

Algumas ações podem auxiliar em uma medição mais adequada. São elas:

  • Avaliar o posicionamento correto do oxímetro de pulso (o lado do led vermelho deve sempre estar voltado para a unha).
  • Evitar a movimentação do paciente.
  • Checar o funcionamento dos componentes do equipamento.
  • Optar pela medição em dedos dos membros superiores, inferiores ou no lóbulo da orelha. 
  • O membro precisa estar aquecido e relaxado. 
  • Em caso de monitoração contínua, revezar os dedos para evitar lesões de pele. 

Caso os níveis sejam menores do que o considerado adequado, provavelmente o paciente precisará passar por oxigenoterapia.

Oxímetro de pulso Handy Sat TCR – R&D Mediq

Nós disponibilizamos o oxímetro de pulso Handy Sat TCR, da fabricante R&D Mediq. Ele conta com uma tela touch screen colorida de 3,2”, opção de apresentação de tela padrão na horizontal, permitindo maior tempo de visualização da curva pletismográfica, ajuste de data e hora, identificação do paciente monitorado e tendência de até 64 horas.

Ele realiza a avaliação de saturação de oxigênio e frequência de pulso, obtendo uma resposta rápida mesmo em condições de baixíssima perfusão. É equipado com alarmes sonoros. O modo SPOTCHECK ainda permite a coleta rápida de saturação e pulso de vários pacientes. 

Outro diferencial do oxímetro de pulso Hand Sat, é a possibilidade de realizar automaticamente o cálculo feito no nascimento durante o teste de coraçãozinho, além de salvar os valores e gerar, inclusive, um certificado para cada paciente, com o nome do bebê e dos pais ou responsáveis legais.

Precisa de oxímetro de pulso para a sua unidade de saúde? Nossa equipe está preparada para lhe atender, auxiliando em todo o processo de compra. Fale conosco!

 

Confira também: 

Como escolher o monitor multiparamétrico de sinais vitais?

5 acessórios para procedimentos cirúrgicos que você precisa conhecer