Equipamentos hospitalares: 7 dicas para encontrar o fornecedor ideal

04, 2022 | Tempo de leitura: 4 minutes | escrito por Willtek

A escolha de bons fornecedores é essencial para qualquer empresa, mas, quando falamos sobre equipamentos hospitalares, a decisão precisa ser tomada com mais cautela ainda. Isso porque os aparelhos exigem valores substanciais de investimento e precisam ser seguros e de qualidade para garantir o retorno do investimento financeiro e, o mais importante, preservar a saúde dos pacientes. 

Mas com tantas opções à disposição, como escolher com segurança? Confira agora 7 dicas para escolher um bom fornecedor de equipamentos médicos!

1. Verifique os equipamentos oferecidos

Escolher fornecedores que oferecem equipamentos de qualidade é essencial, afinal, isso impactará diretamente nos serviços ofertados. Com produtos modernos, de alta tecnologia e de fabricantes confiáveis, você consegue até mesmo obter um diferencial, com serviços mais eficientes e mais rápidos, além de possibilidade de maior conforto ao paciente. Como consequência, a satisfação dos clientes aumenta, assim como a sua reputação no mercado. 

Vale ressaltar aqui também que equipamentos de última geração podem contribuir muito para a imagem da clínica/hospital e até se tornar uma vantagem competitiva. Ainda mais agora que o paciente pode facilmente compartilhar sua satisfação (ou insatisfação) em alguns minutos e atingir um grande número de pessoas, podendo resultar em uma ótima propaganda boca a boca ou em uma crise de imagem.

2. Compreenda o custo-benefício

Não caia na ilusão de que o melhor fornecedor é aquele que oferece o menor custo. Na verdade, é preciso observar se o custo-benefício é interessante. Quais as marcas oferecidas? Quais são as certificações da empresa? Qual a cobertura territorial que ela oferece? Não adianta comprar um equipamento de última geração, se ele chega com problemas ou com um mês de atraso. Portanto, busque equilibrar os custos operacionais e o retorno do investimento realizado.

3. Cheque a reputação e a experiência da empresa

A reputação da empresa é muito importante para proporcionar mais confiança. Pesquise quais são os clientes que essa empresa já atendeu, analise os sites de reclamações e verifique as informações que puder, incluindo possíveis processos. Você consegue analisar até mesmo o CNPJ, para verificar se ela está com as obrigações em dia.

4. Confira as certificações junto aos órgãos de fiscalização

Quando se tratam de equipamentos hospitalares, é preciso seguir normas nacionais e internacionais. Afinal, eles são os responsáveis por auxiliar os profissionais da saúde a implementar diagnósticos, tratamentos e realizar cirurgias, muitas vezes contribuindo para manter vidas. 

Por isso, todo o processo de aquisição, instalação e manutenção deve ser realizado de acordo com as normas. Existe até mesmo o certificado  de Boas Práticas de Aquisição de Equipamentos Médico-Hospitalares, disponibilizado pela ANVISA. O fornecedor necessita  enquadrar-se às normas RDC, ISO, além de outras específicas de acordo com o equipamento, para obter o certificado.

Apenas se suas atividades estiverem dentro dos padrões exigidos, se possuir a licença de funcionamento, o fornecedor estará  regulamentado frente aos órgãos fiscalizadores. A certificação da procedência dos equipamentos garante a compra de materiais licenciados e de qualidade.

5. Atente-se ao serviço pós-venda e o suporte oferecido

A compra de equipamentos médicos vai muito além do pagamento pelo produto, uma vez que eles necessitam de cuidados especializados regularmente. Por isso, o suporte técnico e o pós-venda precisam ser tão bons quanto o processo da venda em si. 

Deste modo, quando for escolher o fornecedor, além da documentação, procedência dos materiais adquiridos e custos, repare no atendimento ao cliente. Considere a assistência prestada como uma exigência para essa seleção. Caso ele tenha a capacidade de solucionar problemas com facilidade e atendimento eficiente, é um excelente indicativo de que, caso surjam problemas no futuro, eles sejam resolvidos sem transtornos.

6. Avalie o contrato de maneira cuidadosa

O contrato é muito importante para selar o acordo. Embora muita gente assine primeiro e questione depois, é ele quem pode assegurar que você não tenha dor de cabeça no futuro. Verifique se nele estão inclusos todas as condições que foram estipuladas, bem como as possibilidades de flexibilidade, uma vez que os cronogramas podem mudar. 

Leia com atenção, questione o que for preciso e só então feche o contrato. Por mais que a confiança seja imprescindível, muitas vezes ela é construída apenas com o passar do tempo e, até lá, o contrato pode fazer toda a diferença para que ambas as partes se sintam mais seguras em negociar.

7. Cheque os serviços oferecidos

Como já dissemos, comprar equipamentos hospitalares vai muito além do ato da compra. Por isso, alguns fornecedores oferecem serviços como manutenção preventiva e corretiva, calibragem e até treinamento para uso de cada aparelho. É muito mais eficiente e cômodo que esses serviços sejam realizados por uma empresa de confiança e que conhece bem o produto, ou seja, o fornecedor.

Motivos para escolher a Willtek

A Willtek é uma empresa que se preocupa com cada produto ofertado. É por isso que disponibiliza apenas grandes marcas como Guldmann, Mizuho OSI e LG. Inclusive, é a única representante na região sudeste da marca Mizuho.

Muito mais do que comercializar produtos, nós conectamos tecnologia a profissionais da saúde. Desde a necessidade de aquisição, atuando em todas as etapas da vida útil do equipamento, até sua obsolescência.  São diversas soluções voltadas a qualidade de vida, segurança, mobilidade, para reabilitação e conforto de pacientes em situações de mobilidade não plena; implantação de novos procedimentos cirúrgicos que facilitam o trabalho do cirurgião em processo manual ou robótico, diminuindo o tempo operatório e o consumo de opioides; procedimentos de diagnóstico e intervenção que geram o laudo ou processo com maior precisão e soluções periféricas de monitorização de sistemas fisiológicos que auxiliam diversos procedimentos.

Com anos de experiência, já atendemos diversos clientes, incluindo o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio Libanês, entre outras referências. Oferecemos serviços como:

  • instalação de equipamentos;
  • manutenção preventiva e corretiva;
  • testes de segurança elétrica (de acordo com a norma ABNT NBR IEC 60601-1);
  • cursos e palestras;
  • locação de equipamentos;
  • comodato.

Também realizamos a calibração de polígrafos, perfuradoras, geradores de rádio frequência, entre outros produtos, com todos os padrões rastreáveis pela RBC e de acordo com a ISO 17025. 

Contamos com um atendimento personalizado e pós-venda eficiente. Entre em contato com a nossa equipe e comprove!