
Dia do Biomédico: entenda mais sobre essa especialidade
No dia 20 de novembro, é comemorado o Dia do Biomédico e nós queremos aproveitar a data para homenagear esses profissionais e falar um pouco sobre sua função e importância. Quer conferir mais sobre a data e entender melhor a especialidade e suas funções? Basta continuar a leitura!
O que é um biomédico?
A Biomedicina é uma das profissões mais abrangentes da área da saúde. O biomédico pode atuar em mais de 30 áreas, sendo que as mais comuns são: Análises clínicas, Citologia oncótica, Indústrias, Análises bromatológicas, Genética, Reprodução humana, Análises ambientais, Banco de sangue, Biologia molecular e Imagenologia. Além disso, é possível escolher também o caminho da docência, lecionando nos cursos de Biomedicina e Medicina. Entre as possíveis responsabilidades estão:
- classificação, estudo e identificação de microrganismos que podem causar doenças;
- desenvolvimento de soros, vacinas e reagentes;
- participação em pesquisas em todas as áreas da genética e de reprodução humana;
- processamento de sangue e sorologia;
- realização de exames pré e pós-transfusionais;
- operação de equipamentos em tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e radiologia médica.
Quando e por que foi criado o Dia do Biomédico?
O Dia Nacional do Biomédico foi criado em 3 de agosto de 2006, por meio do decreto de Lei nº 11.339. Essa data foi escolhida por conta do dia da regularização da profissão e tem como objetivo homenagear e mostrar a importância desses profissionais para a área da saúde.
Quais são os equipamentos usados pelos biomédicos?
Como dissemos anteriormente, os biomédicos podem atuar em uma infinidade de áreas, em funções com diversos equipamentos diferentes. Como o laboratório é um dos principais ambientes em que esse profissional atua, separamos alguns equipamentos que podem ser usados para análises clínicas.
- Centrífugas – separa materiais densos de menos densos. No caso de uma amostra de sangue, por exemplo, divide o plasma e as células vermelhas.
- Destilador de água – retira as impurezas da água comum para uso em solventes, reagentes ou mesmo para limpeza de equipamentos.
- Balança – usada para medições precisas e pode ser analítica (para maior precisão) ou semianalítica.
- Autoclave – esteriliza produtos por meio do contato com o vapor de água em altas temperaturas.
- Equipamentos de diagnósticos por imagem – aparelhos para realização de exames como raio-x, mamógrafo, aparelho de ressonância magnética, entre outros.
- Monitores cirúrgicos – contam com características diferentes dos monitores comuns, como redução de oscilação da tela, estabilização de brilho e imagens precisas e realistas no espectro de cor vermelha.
Confira os monitores cirúrgicos que nós disponibilizamos.
Esses são apenas alguns dos equipamentos que podem ser usados e estão mais direcionados aos laboratórios, mas uma curiosidade que pouca gente sabe é que os biomédicos podem trabalhar até mesmo em áreas como estética e toxicologia.
Qual a importância da biomedicina?
Existem muitos motivos pelos quais devemos comemorar o Dia do Biomédico, entre eles, podemos citar o fato de que medicamentos, vacinas e tratamentos diversos são desenvolvidos graças aos estudos e pesquisas desses profissionais.
Além disso, eles também atuam na indústria alimentícia e ajudam a monitorar o controle de qualidade de cozinhas industriais, restaurantes e identificar potenciais microrganismos que podem prejudicar a conservação de alimentos.
E não é somente com os humanos: os biomédicos também podem desenvolver pesquisas e investigações para a saúde dos animais e da natureza. Também podem contribuir no desenvolvimento de produtos de beleza que sejam seguros.
Por esses e muitos outros motivos é que, hoje, no Dia do Biomédico, homenageamos esse profissional e contamos com você para que mais pessoas possam conhecer a função dele na área da saúde. Compartilhe este conteúdo!