Guincho para acamados: o que você precisa saber

10, 2022 | Tempo de leitura: 4 minutes | escrito por Willtek

Um equipamento muito buscado para serviços de home care ou mesmo em instituições de saúde que cuidam de pessoas acamadas é a bolsa de reposicionamento, muito popularmente conhecida como guincho para acamados. 

Ela é uma grande aliada para ajudar na movimentação de pessoas acamadas, com doenças degenerativas ou com dificuldade de locomoção, pois pode facilitar atividades como a higienização, movimentação até o banheiro, entre outras. Quer entender mais sobre esse equipamento? Continue a leitura!

O que é um guincho para acamados e como ele funciona?

Esse equipamento é conhecido por vários termos como guincho para acamados, elevador de transferência, bolsa de levantamento, entre outros. Trata-se de um equipamento usado para movimentar o paciente usando uma tipóia (cesto) e que fica preso em uma estrutura que pode ser móvel ou não. 

O equipamento funciona como um elevador mecânico, possibilitando que o cuidador consiga realizar as tarefas de movimentação, utilizando o mínimo esforço possível e com total ergonomia. Com isso, fazer atividades como mudar a pessoa de posição, realizar a transição entre a cadeira de rodas e a cama, trocar a roupa de cama, entre outras tarefas.

Para isso, basta colocar o paciente na tipóia (conforme as instruções de uso) e prendê-lo nos ganchos, para depois operar o equipamento conforme necessidade.

Quem pode usar esse equipamento?

Apesar de ser frequentemente associado a pessoas com deficiência ou pessoas idosas, muitas pessoas podem se beneficiar do uso da bolsa de levantamento, incluindo pessoas com osteoporose, lesão medular, esclerose múltipla, distrofia muscular, osteogênese imperfeita, queimados, pacientes com doenças infectocontagiosas, entre outros. 

Quais são os tipos de guincho para acamados?

Esse equipamento pode ser encontrado em modelos diferentes que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades específicas. Abaixo você confere alguns deles.

Elevador móvel

O elevador móvel é um equipamento baseado no chão e com rodízios (rodas), operado por meio de um controle manual ou um painel de controle. Ele pode ser usado para diversas funções, inclusive para levantar uma pessoa diretamente do chão. Consegue levantar até 1,8m  aproximadamente  e alguns modelos podem chegar na capacidade de até 205 kg.

elevador móvel

Plataforma de transferência

A plataforma de transferência é similar ao elevador móvel, com a diferença de que o usuário pode participar ativamente da transferência, treinando sua função muscular e equilíbrio. Ela pode ser posicionada perto de uma cadeira de rodas ou banheiro, além de contar com acolchoamento macio e confortável.

Ela pode ser usada para transferência do banheiro para a cadeira higiênica ou para a cadeira de banho, além de ser excelente para praticar o processo de levantar e sentar ou manter uma postura em pé.

Sistema de elevação de teto

Em alguns lugares, pode ser mais eficiente realizar a instalação de sistemas de trilhos que podem ser conectados aos ganchos e às bolsas de levantamento para realizar a movimentação; deambulação ou diversos tratamentos fisioterapêuticos.

Os  modelos tipo trave  podem ser instalados e desmontados com facilidade, uma vez que são fabricados com alumínio leve e não precisam ser permanentemente fixados nas paredes e tetos. Existem modelos que cobrem um cômodo inteiro, enquanto outros são autônomos e independentes.

Podem ser realizados projetos com trilhos fixos por toda a residência ou instituição de reabilitação; delonga permanência ou hospitalar. Realizamos um projeto desde da entrada na residência; acesso a quartos e sanitários ; piscinas e areas de reabilitação quando necessário.

Bolsas de levantamento e acessórios

As bolsas de levantamento e alguns acessórios podem ser adquiridos à parte e eles também podem ser adquiridos de acordo com as necessidades dos pacientes. Confira abaixo alguns dos modelos:

  • Bolsa de levantamento – é uma tipóia móvel que pode ser usada para pessoas com força nas pernas para ficar em pé, mas que precisam de suporte para se equilibrar. 
  • Bolsa de reposicionamento – já essa tipóia suporta todo o corpo, inclusive a cabeça, possibilitando o levantamento em posição supina para a cama, maca ou chão.
  • Bolsa de levantamento para corpo inteiro – diferentemente do modelo acima, essa bolsa de levantamento deixa os braços para fora da tipoia. Pode ser usada com o usuário deitado ou sentado.
  • Bolsa de levantamento descartável – esse modelo é descartável, muito útil para ambientes em que é necessário um nível elevado de higiene ou em que há um risco maior de contágio e infecção.
  • Elevador giratório – esse acessório é resistente à intempéries e à prova d’água, possibilitando que pessoas com deficiência possam praticar esportes e atividades aquáticas.
  • Combi-lock – é um acessório usado para conectar dois sistemas de trilho. Com isso, o trilho pode ser instalado no quarto e na sala, por exemplo, e conectado por meio dele. São duas travas de segurança que possibilitam que o guincho para acamados não se desconecte do trilho.
  • Balança – essa é uma balança médica usada de forma integrada no módulo de elevação, muito útil para monitorar as mudanças de peso de pacientes que estão levantados por uma tipóia (bolsa de levantamento).

Quais são os benefícios em obter esse equipamento?

Realizar a adaptação dos espaços pode proporcionar mais qualidade de vida para a pessoa com dificuldade de locomoção, além de facilitar o processo para a pessoa ou profissional que está cuidando dela. No entanto, os benefícios vão muito além disso, como você confere abaixo.

Segurança

Ao usar o equipamento de modo adequado, quedas e acidentes podem ser evitados, fazendo com que o processo ocorra com toda segurança possível. 

Ergonomia 

Os profissionais envolvidos podem se dedicar exclusivamente ao paciente, sem se preocupar com a estabilidade durante o transporte, tratamento ou reabilitação. Além disso, passam a realizar esforços diminutos, evitando danos por lesão (costumeiros entre profissionais que realizam os respectivos procedimentos) e, consequentemente, afastamentos devido a lesões lombares.

Higiene

As bolsas de levantamento são laváveis e reutilizáveis (com exceção do modelo descartável) e facilitam processos como a troca de roupas de cama, movimentação até o banheiro e higienização.

Saúde

Em alguns casos, o usuário consegue se movimentar e os trilhos e as bolsas podem significar mais autonomia e qualidade de vida, além de prevenir doenças e lesões. Mesmo para pacientes com menos possibilidade de movimentação, usar esse equipamento pode trazer ganhos para a saúde mental e autoestima, facilitando, inclusive, a socialização.

Facilidade

Usando um guincho para acamados, apenas um cuidador já consegue realizar o processo sozinho, com esforço reduzido. 

Como escolher o guincho para acamados?

Gostou do equipamento, mas ainda não sabe qual modelo escolher? Nossa equipe pode ajudar nessa tarefa, avaliando as suas necessidades e indicando as melhores opções. Além disso, também oferecemos serviços para adaptar clínicas e moradias para pessoas que necessitam desses equipamentos.

Somos representantes da Guldmann, uma marca de excelente qualidade e que disponibiliza diversos modelos de bolsas de levantamento e acessórios para pessoas com capacidades reduzidas, disponibilizando ferramentas de trabalho para aqueles que ajudam e cuidam delas. Entre em contato e fale com nossos consultores!